Espécie: Humano geneticamente alterado
Terra natal: Hartford, Connecticut.
Afiliações: Vingadores Sombrios;
Thunderbolts;
Oscorp;
Clárim Diario;
H.A.M.M.E.R.
Cabal.
Base de operações: Nova Iorque.
Parentesco: Sr. Altor Osborn (Bisavô Paterno Falecido);
Altor Osborn Jr. (Avô Paterno Falecido);
Amberson Osborn (Pai Falecido);
Amily Osborn (Esposa Falecida);
Gabriel Stacy (filho);
Sarah Stacy (filha);
Harry Osborn (filho);
Liz Allen (ex-filha-de-lei);
Normie Osborn (neto);
Stanley Osborn (neto).
Codinomes conhecidos: Lord Duende, Pátriota de Ferro, Scrier.
Altor Osborn Jr. (Avô Paterno Falecido);
Amberson Osborn (Pai Falecido);
Amily Osborn (Esposa Falecida);
Gabriel Stacy (filho);
Sarah Stacy (filha);
Harry Osborn (filho);
Liz Allen (ex-filha-de-lei);
Normie Osborn (neto);
Stanley Osborn (neto).
Codinomes conhecidos: Lord Duende, Pátriota de Ferro, Scrier.
Habilidades: Força sobre-humana, resistência, durabilidade, agilidade e reflexos, devido a o soro de Duende;
Fator de cura regenerativo;
Genio em nível intelecto;
Hábil em combate corpo a corpo e artes marciais;
Usa temas de Duende em suas armas e um tem planador Duende que tem uma variedade de armas ofensivas como parafernália
Fator de cura regenerativo;
Genio em nível intelecto;
Hábil em combate corpo a corpo e artes marciais;
Usa temas de Duende em suas armas e um tem planador Duende que tem uma variedade de armas ofensivas como parafernália
Publicado por: Marvel Comics.
Primeira aparição: Duende Verde: The Amazing Spider-Man # 14 (Julho 1964);
Primeira aparição: Duende Verde: The Amazing Spider-Man # 14 (Julho 1964);
Anônimo: The Amazing Spider-Man #23 (April 1965)
Norman Osborn: The Amazing Spider-Man #37 (June 1966)
Norman Osborn: The Amazing Spider-Man #37 (June 1966)
Criado por: Stan Lee;
Steve Ditko.
Steve Ditko.
Norman Osborn é o Duende Verde original é personagem da Marvel Comics das Histórias do Homem-Aranha.. A manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas (soro mutágênico) no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp.
Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o Amigão da Vizinhança. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores.
Fala-se Duende Verde original, pois existiram vários outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau.
Passado
Norman Osborn era somente uma criança quando adquiriu a obsessão de ter riqueza e poder depois que seu pai, um empresário falido, descontou suas frustrações em Norman. Ele começa a perceber que não poderia depender da segurança financeira de seu pai, então ele começa a trabalhar depois do período escolar e guardando cada centavo que ele ganhava. Para não se tornar um fracassado como seu pai. Ele se forma em química, engenharia elétrica e administração. Um dos seus professores, Mendel Stromm, torna-se o melhor amigo e juntos eles constroem a Oscorp.
Norman se casa com sua namorada na faculdade, Emily e juntos têm um filho: Harry. Infelizmente, ela adoeceu e faleceu. Após a morte dela, Norman passou a se dedicar ao trabalho tendo pouco tempo para seu filho. Amando ter riqueza e poder, ele decide ter o total controle da Oscorp, e ele consegue isso quando Mendel é preso por práticas ilegais. Enquanto lia algumas anotações de Mendel, ele encontrou uma fórmula secreta que o faria superpoderoso. No entanto, seu filho Harry, cansado de ser ignorado e rejeitado por seu pai, trocou os compostos da fórmula, o que a tornou verde e acabou explodindo no rosto de Norman.
Mais tarde no hospital, Norman se encontra pensando mais claramente que antes, sem saber que isso eventualmente o tornaria insano. Objetivando ter mais poder, ele planeja se tornar o maior chefão do crime de Nova York, unindo todos os grupos criminosos para que assim ele pudesse ter total controle sobre a criminalidade de Nova York. Para provar seu poder e estabilizar sua reputação, ele escolhe o Homem-Aranha como vítima e manda dois criminosos atrás dele. Eles são derrotados pelo Homem-Aranha e, Norman, decide fazer algo com suas próprias mãos. Lembrando-se de um gingante e mostruoso duende verde que aparecia em seus pesadelos quando criança, ele cria para si um traje com o visual baseado nesse monstro, e assim nasce o Duende Verde
A Ascensão do Duende Verde
Ele primeiro enfrenta o Homem-Aranha com a ajuda dos Executores. Após a batalha, o Duende consegue escapar. Meses depois, os dois voltam a se enfrentar, mas quando Peter fica sabendo que sua tia, May Parker, foi parar no hospital, ele deixa a luta, o que faz com que a população de Nova York veja ele como covarde.
Com o tempo, Norman se torna obsessivo com o Homem-Aranha e finalmente começa a fazer de tudo para acabar com o sue oponente. Norman utiliza uma falsa gangue que ataca o Homem-Aranha com um gás que anula o sentido aranha, o que permite que Norman o siga sem ser detectado. Ele captura o Homem-Aranha e descobre sua identidade secreta e o leva até o seu esconderijo secreto, onde ele se revela como sendo Norman Osborn, o pai de Harry Osborn, o melhor amigo de Peter. Depois de revelar como ele se tornou o Duende Verde, ele deixa Peter ir para provar sua superioridade. Peter o derrota quando o joga contra fios de alta voltagem. Norman perde parte de sua memória e Homem-Aranha queima o traje do Duende Verde, esperando nunca mais vê-lo de novo.
A Morte de Gwen Stacy e do Duende Verde
Eventualmente, Norman recuperou a memória e, com isso o Duende Verde o domina novamente. O Duende Verde é derrotado por Homem-Aranha novamente e Norman volta ao normal ao saber que seu filho, Harry, está no hospital devido à uma overdose.
No entanto o Duende retorna para acabar o que começara, ele sequestra Gwen Stacy (namorada e noiva de Peter) e a leva para a Ponte George Washington. Lá ele e Peter se enfrentam de novo e Norman a joga da ponte. Homem-Aranha usa sua teia para salvá-la da morte, mas ele mesmo acaba causando a morte de Gwen. Pois, no momento em que ele usara a teia para salvá-la, ele consegue, mas por ter usado muita força para usar a teia para deter a queda de Gwen, isso acaba fazendo com que seu pescoço quebre, e assim ela morre. Magoado e com muita, mas muita raiva, ele persegue e os dois se enfrentam. Peter quase o mata mas decide não fazê-lo. Norman vê a oportunidade perfeita para matar Peter ao usar um controle remoto para direcionar o planador contra Peter. No entanto, Peter escapa e o planador atinge Norman, matando-o.
No período de sua morte surgiram vários Duendes Verdes (inclusive seu filho, Harry) e também outras versões como o Duende Macabro e o Duende Demoníaco (na saga Inferno).
Norman retorna
Escapando da morte certa pela fórmula do Duende, Norman partiu para a Europa. Lá, ele construiu um império secreto do crime.
Quando Norman Osborn revelou-se ainda vivo, começou a se dedicar a vingança contra o Homem-Aranha. Perseguiu tanto ele como seus familiares, chegando a comprar o Clarim Diário para demitir Peter Parker e expandir a campanha que seu antigo editor, JJ Jameson, já fazia contra o herói. Em seguida, com Parker fragilizado, procurou torná-lo o próximo Duende Verde. Envenenando-o com um poderoso alucinógeno, Norman forçou Peter a atacar seus próprios amigos e pessoas que amava, na forma do Duende. Quase matou Peter através de torturas físicas e psicológicas, mas este resistiu à lavagem cerebral, sem, entretanto, poder denunciar Norman às autoridades, já que, naquela realidade, ele conhecia sua verdadeira identidade (este e quase todos os outros eventos que ocorreram antes da Invasão Secreta se passaram antes do pacto que o Peter Parker e Mary Jane firerão com Mefisto).
Durante um ritual que envolvia cinco objetos místicos, Norman Osborn tornou-se ainda mais insano (embora essa loucura não se manifestasse imediatamente). O mesmo ritual provocou o surgimento de uma nova Mulher-Aranha e o rejuvenescimento da personagem Madame Teia.
Numa edição da revista The Pulse, a identidade do Duende Verde foi revelada ao público. Depois disso, Norman foi preso pela primeira vez desde que foi criada a identidade do vilão. Mas permaneceu pouco tempo na prisão e, mesmo durante sua reclusão, agiu contra o Homem-Aranha. Entre outras jogadas, planejou o sequestro de May Parker.
Thunderbolts de Norman
Norman Osborn foi o líder de uma versão dos Thunderbolts, na ocasião, um grupo formado por supervilões que, por serem protegidos pela Lei de Registro de Super-humanos, tinha licença do governo americano para capturar vivo ou morto qualquer super-humano dos Estados Unidos que não fosse registrado. Por causa do pacto que envolveu o Homem-Aranha e Mary Jane com Mefisto, Norman não se lembra da identidade secreta do seu arqui-inimigo.
Reinado Sombrio
Devido à derrota e expulsão dos skrulls, o Duende Verde original agora dá as cartas: e começa a saga Reinado Sombrio, após um ato do governo dos Estados Unidos que acabou com a S.H.I.E.L.D. e destituiu o Homem de Ferro do comando dos super-humanos registrados, concedendo o comando pelo Norman Osborn! Tudo isso ocorreu graças a uma armação arquitetada pelo próprio Osborn, após a qual ele foi erroneamente aclamado como o grande herói americanno na guerra contra os skrulls... além disso, Tony Stark foi responsabilizado pela invasão alienígena, sob o pretexto de que ele e a S.H.I.E.L.D sabiam o que estava acontecendo, mas não fizeram nada para impedir, até que foi tarde demais.
Norman, agora à frente da H.A.M.M.E.R. (agência de segurança nacional que substitui a S.H.I.E.L.D.), assume a identidade pseudo-heróica do Patriota de Ferro e lidera os vingadores sombrios, que são os Thunderbolts passando-se por quase todos os Vingadores que não aderiram à Lei, e que possui como aliados dois traidores que eram da Iniciativa dos 50 Estados: o Sentinela e Ares! Sob seu comando, o Homem de Ferro e sua operativa e braço direito na S.H.I.E.L.D., Mary Hill, foram perseguidos. Pepper Potts foi presa. O Espadachim foi morto; Soprano, banida dos Thunderbolts, quase teve o mesmo destino do seu colega, que a salvou da morte certa nas mãos de Venom e do Mercenário. Além de tudo isso, Osborn fez um pacto secreto com Loki, o Doutor Destino, Emma Frost, Namor e o Capuz: era a fundação da Cabala, entidade aos moldes dos Illuminati. Sem saber de todos esses detalhes sórdidos, a opinião pública se viu tentada a acreditar que os Vingadores Sombrios é que seriam os verdadeiros heróis! Depois de usar e abusar do poder de chefiar os superseres registrados que aceitaram estar sob seu comando, Osborn dá um passo maior: quer ser o senhor absoluto de Asgard. Aliado a Loki e ao Capuz, ele é responsável pelos eventos que culminaram na saga Siege (O Cerco a Asgard) e todos os seus desdobramentos. Seu fim será a prisão: seus captores serão Steve Rogers, o Capitão América original, e Volstagg, que exigirão que Norman pague por todos os seus crimes.
Era Heróica
Preso na Balsa, Osborn não oferecia maiores ameaças. Todavia, foi transferido a um presídio submarino próximo à América do Sul, onde encontrou dezenas dos criminosos mais abomináveis do mundo que, tidos como irrecuperáveis, eram ali mantidos até o fim de suas vidas. Dentre tais detentos, Norman forjou aliança com os mais poderosos: Ai Apaec (um ser monstruoso, com corpo metade humanóide, metade aracnídeo), a dra. June Convington (uma cientista psicótica com poderes químicos), o Eminência Parda (um manipulador de mentes), Rives Circense (um ser etéreo) e Xirdal (um monstro alienígena com corpo humanóide), além de Coulmier, um falso padre (que, a mando de políticos corruptos e representando uma seita que cultua o Duende Verde, ajudou-os na fuga). Osborn arquitetou uma rebelião, aproveitando-se da invasão e captura de uma repórter do jornal Linha de Frente: enquanto o caos se instaurou na prisão, ele e seus aliados, junto com a refém, fugiram em mini-submarinos. Todos os demais presos foram executados, pois um submarino lançou um torpedo que destruiu o presídio submerso.
A Cabala
Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o Amigão da Vizinhança. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores.
Fala-se Duende Verde original, pois existiram vários outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau.
Passado
Norman Osborn era somente uma criança quando adquiriu a obsessão de ter riqueza e poder depois que seu pai, um empresário falido, descontou suas frustrações em Norman. Ele começa a perceber que não poderia depender da segurança financeira de seu pai, então ele começa a trabalhar depois do período escolar e guardando cada centavo que ele ganhava. Para não se tornar um fracassado como seu pai. Ele se forma em química, engenharia elétrica e administração. Um dos seus professores, Mendel Stromm, torna-se o melhor amigo e juntos eles constroem a Oscorp.
Norman se casa com sua namorada na faculdade, Emily e juntos têm um filho: Harry. Infelizmente, ela adoeceu e faleceu. Após a morte dela, Norman passou a se dedicar ao trabalho tendo pouco tempo para seu filho. Amando ter riqueza e poder, ele decide ter o total controle da Oscorp, e ele consegue isso quando Mendel é preso por práticas ilegais. Enquanto lia algumas anotações de Mendel, ele encontrou uma fórmula secreta que o faria superpoderoso. No entanto, seu filho Harry, cansado de ser ignorado e rejeitado por seu pai, trocou os compostos da fórmula, o que a tornou verde e acabou explodindo no rosto de Norman.
Mais tarde no hospital, Norman se encontra pensando mais claramente que antes, sem saber que isso eventualmente o tornaria insano. Objetivando ter mais poder, ele planeja se tornar o maior chefão do crime de Nova York, unindo todos os grupos criminosos para que assim ele pudesse ter total controle sobre a criminalidade de Nova York. Para provar seu poder e estabilizar sua reputação, ele escolhe o Homem-Aranha como vítima e manda dois criminosos atrás dele. Eles são derrotados pelo Homem-Aranha e, Norman, decide fazer algo com suas próprias mãos. Lembrando-se de um gingante e mostruoso duende verde que aparecia em seus pesadelos quando criança, ele cria para si um traje com o visual baseado nesse monstro, e assim nasce o Duende Verde
A Ascensão do Duende Verde
Ele primeiro enfrenta o Homem-Aranha com a ajuda dos Executores. Após a batalha, o Duende consegue escapar. Meses depois, os dois voltam a se enfrentar, mas quando Peter fica sabendo que sua tia, May Parker, foi parar no hospital, ele deixa a luta, o que faz com que a população de Nova York veja ele como covarde.
Com o tempo, Norman se torna obsessivo com o Homem-Aranha e finalmente começa a fazer de tudo para acabar com o sue oponente. Norman utiliza uma falsa gangue que ataca o Homem-Aranha com um gás que anula o sentido aranha, o que permite que Norman o siga sem ser detectado. Ele captura o Homem-Aranha e descobre sua identidade secreta e o leva até o seu esconderijo secreto, onde ele se revela como sendo Norman Osborn, o pai de Harry Osborn, o melhor amigo de Peter. Depois de revelar como ele se tornou o Duende Verde, ele deixa Peter ir para provar sua superioridade. Peter o derrota quando o joga contra fios de alta voltagem. Norman perde parte de sua memória e Homem-Aranha queima o traje do Duende Verde, esperando nunca mais vê-lo de novo.
A Morte de Gwen Stacy e do Duende Verde
Eventualmente, Norman recuperou a memória e, com isso o Duende Verde o domina novamente. O Duende Verde é derrotado por Homem-Aranha novamente e Norman volta ao normal ao saber que seu filho, Harry, está no hospital devido à uma overdose.
No entanto o Duende retorna para acabar o que começara, ele sequestra Gwen Stacy (namorada e noiva de Peter) e a leva para a Ponte George Washington. Lá ele e Peter se enfrentam de novo e Norman a joga da ponte. Homem-Aranha usa sua teia para salvá-la da morte, mas ele mesmo acaba causando a morte de Gwen. Pois, no momento em que ele usara a teia para salvá-la, ele consegue, mas por ter usado muita força para usar a teia para deter a queda de Gwen, isso acaba fazendo com que seu pescoço quebre, e assim ela morre. Magoado e com muita, mas muita raiva, ele persegue e os dois se enfrentam. Peter quase o mata mas decide não fazê-lo. Norman vê a oportunidade perfeita para matar Peter ao usar um controle remoto para direcionar o planador contra Peter. No entanto, Peter escapa e o planador atinge Norman, matando-o.
No período de sua morte surgiram vários Duendes Verdes (inclusive seu filho, Harry) e também outras versões como o Duende Macabro e o Duende Demoníaco (na saga Inferno).
Norman retorna
Escapando da morte certa pela fórmula do Duende, Norman partiu para a Europa. Lá, ele construiu um império secreto do crime.
Quando Norman Osborn revelou-se ainda vivo, começou a se dedicar a vingança contra o Homem-Aranha. Perseguiu tanto ele como seus familiares, chegando a comprar o Clarim Diário para demitir Peter Parker e expandir a campanha que seu antigo editor, JJ Jameson, já fazia contra o herói. Em seguida, com Parker fragilizado, procurou torná-lo o próximo Duende Verde. Envenenando-o com um poderoso alucinógeno, Norman forçou Peter a atacar seus próprios amigos e pessoas que amava, na forma do Duende. Quase matou Peter através de torturas físicas e psicológicas, mas este resistiu à lavagem cerebral, sem, entretanto, poder denunciar Norman às autoridades, já que, naquela realidade, ele conhecia sua verdadeira identidade (este e quase todos os outros eventos que ocorreram antes da Invasão Secreta se passaram antes do pacto que o Peter Parker e Mary Jane firerão com Mefisto).
Durante um ritual que envolvia cinco objetos místicos, Norman Osborn tornou-se ainda mais insano (embora essa loucura não se manifestasse imediatamente). O mesmo ritual provocou o surgimento de uma nova Mulher-Aranha e o rejuvenescimento da personagem Madame Teia.
Numa edição da revista The Pulse, a identidade do Duende Verde foi revelada ao público. Depois disso, Norman foi preso pela primeira vez desde que foi criada a identidade do vilão. Mas permaneceu pouco tempo na prisão e, mesmo durante sua reclusão, agiu contra o Homem-Aranha. Entre outras jogadas, planejou o sequestro de May Parker.
Thunderbolts de Norman
Norman Osborn foi o líder de uma versão dos Thunderbolts, na ocasião, um grupo formado por supervilões que, por serem protegidos pela Lei de Registro de Super-humanos, tinha licença do governo americano para capturar vivo ou morto qualquer super-humano dos Estados Unidos que não fosse registrado. Por causa do pacto que envolveu o Homem-Aranha e Mary Jane com Mefisto, Norman não se lembra da identidade secreta do seu arqui-inimigo.
Reinado Sombrio
Devido à derrota e expulsão dos skrulls, o Duende Verde original agora dá as cartas: e começa a saga Reinado Sombrio, após um ato do governo dos Estados Unidos que acabou com a S.H.I.E.L.D. e destituiu o Homem de Ferro do comando dos super-humanos registrados, concedendo o comando pelo Norman Osborn! Tudo isso ocorreu graças a uma armação arquitetada pelo próprio Osborn, após a qual ele foi erroneamente aclamado como o grande herói americanno na guerra contra os skrulls... além disso, Tony Stark foi responsabilizado pela invasão alienígena, sob o pretexto de que ele e a S.H.I.E.L.D sabiam o que estava acontecendo, mas não fizeram nada para impedir, até que foi tarde demais.
Norman, agora à frente da H.A.M.M.E.R. (agência de segurança nacional que substitui a S.H.I.E.L.D.), assume a identidade pseudo-heróica do Patriota de Ferro e lidera os vingadores sombrios, que são os Thunderbolts passando-se por quase todos os Vingadores que não aderiram à Lei, e que possui como aliados dois traidores que eram da Iniciativa dos 50 Estados: o Sentinela e Ares! Sob seu comando, o Homem de Ferro e sua operativa e braço direito na S.H.I.E.L.D., Mary Hill, foram perseguidos. Pepper Potts foi presa. O Espadachim foi morto; Soprano, banida dos Thunderbolts, quase teve o mesmo destino do seu colega, que a salvou da morte certa nas mãos de Venom e do Mercenário. Além de tudo isso, Osborn fez um pacto secreto com Loki, o Doutor Destino, Emma Frost, Namor e o Capuz: era a fundação da Cabala, entidade aos moldes dos Illuminati. Sem saber de todos esses detalhes sórdidos, a opinião pública se viu tentada a acreditar que os Vingadores Sombrios é que seriam os verdadeiros heróis! Depois de usar e abusar do poder de chefiar os superseres registrados que aceitaram estar sob seu comando, Osborn dá um passo maior: quer ser o senhor absoluto de Asgard. Aliado a Loki e ao Capuz, ele é responsável pelos eventos que culminaram na saga Siege (O Cerco a Asgard) e todos os seus desdobramentos. Seu fim será a prisão: seus captores serão Steve Rogers, o Capitão América original, e Volstagg, que exigirão que Norman pague por todos os seus crimes.
Era Heróica
Preso na Balsa, Osborn não oferecia maiores ameaças. Todavia, foi transferido a um presídio submarino próximo à América do Sul, onde encontrou dezenas dos criminosos mais abomináveis do mundo que, tidos como irrecuperáveis, eram ali mantidos até o fim de suas vidas. Dentre tais detentos, Norman forjou aliança com os mais poderosos: Ai Apaec (um ser monstruoso, com corpo metade humanóide, metade aracnídeo), a dra. June Convington (uma cientista psicótica com poderes químicos), o Eminência Parda (um manipulador de mentes), Rives Circense (um ser etéreo) e Xirdal (um monstro alienígena com corpo humanóide), além de Coulmier, um falso padre (que, a mando de políticos corruptos e representando uma seita que cultua o Duende Verde, ajudou-os na fuga). Osborn arquitetou uma rebelião, aproveitando-se da invasão e captura de uma repórter do jornal Linha de Frente: enquanto o caos se instaurou na prisão, ele e seus aliados, junto com a refém, fugiram em mini-submarinos. Todos os demais presos foram executados, pois um submarino lançou um torpedo que destruiu o presídio submerso.
A Cabala
Durante os eventos do Reinado Sombrio, Osborn fomentou a Cabala, uma aliança com outros personagens para, secretamente, poder manipular e controlar o mundo, aliança esta similar ao grupo Illuminati. Seus aliados foram: Loki (que, na ocasião, estava encarnado no corpo da Lady Sif), Doutor Destino, o Capuz, Emma Frost e Namor. Cada um defendia seus interesses e, embora não admitissem, queriam estar bem perto de Osborn para saber seus planos; caso tais planos fossem contrários aos objetivos dos demais, poderiam ser combatidos o quanto antes. Victor von Doom queria estender seus domínios para além da Latvéria; Emma e Namor queriam garantias de que os mutantes e os atlantes não seriam ameaçados pelas maquinações de Osborn; Parker Robbins queria ser o rei do submundo, com a polícia devidamente controlada por Osborn; e Loki garantiria que Asgard não interferisse nos assuntos da Terra, desde que o seu povo tivesse vantagens que Osborn e o Doutor Destino deveriam conceder.
Pactos obscuros foram selados e, como conseqüência, Frost e Namor, junto com mutantes de caráter questionável, formaram os X-Men Sombrios (a intenção de Emma, no entanto, era resgatar Hank McCoy e Charles Xavier, capturados pela H.A.M.M.E.R. e torturados pelo Fera Negro, que, entre outras coisas, drenava seus poderes para aumentar o poder de Michael Pointer); com Destino, os Vingadores Sombrios derrotaram Morgana leFay (porém, isso despertou o Vácuo que, silenciosamente, foi dominando a consciência já enfraquecida de Robert Reynolds); manipulando Balder, empossado rei de Asgard no lugar de Thor (banido após matar seu avô, Bor, revivido pela magia de Loki), o deus nórdico da trapaça conseguiu transferir a morada dos asgardianos para a Latvéria (o que Victor von Doom quis em troca, entretanto, foi a captura, execução e dissecação de asgardianos para sintetizar a fórmula da imortalidade, tão cobiçada pelo vilão).
Por fim, o Capuz teve o poder que queria sobre os bandidos de Nova York; mas, em confronto com Hellstorm, o Doutor Vodu e os Vingadores de Bucky, Robbins perdeu seus poderes místicos (que estavam associados a Dormmammu). Loki, secretamente, devolveu-lhe os poderes, ampliando-os com a magia das Pedras das Nornes; ao voltar ao controle da sua gangue, o Capuz descobriu que Osborn fez um trato com Jonas Harrow, inventor criminoso que criou uma máquina que drena os poderes de super-humanos Para se vingar, Robbins matou Harrow com um tiro na cabeça, na frente de todos os seus capangas. Além deste, outros incidentes fizeram a Cabala ruir: a morte de quase todos os atlantes pelas mãos do Vácuo; a invasão da Latvéria por Thor e da tropa comandada por Balder, para vingar a morte de Kelda e outros asgardianos; a saída de Emma, Namor, Manto e Adaga dos X-Men Sombrios; o confronto do Doutor Destino contra Norman Osborn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário